61 3711-7106

Assine nossa Newsletter

Entrada Inválida

 

 

As Crianças

A Felicidade Depende da Obediência.

Lembrem-se os pais, mães e educadores em nossas escolas de que é um ramo mais elevado de educação ensinar obediência às crianças.No entanto, muito pouca importância é dada a esse ramo de educação. Manuscrito 92, 1899.

As crianças serão mais felizes, muito mais felizes, sob a devida disciplina do que se as deixarmos fazer o que seus impulsos não educados sugerem. Manuscrito 49, 1901.

A obediência pronta e contínua à sábia autoridade paterna promoverá a felicidade dos próprios filhos bem como honra a Deus e o bem da sociedade. Os filhos devem aprender que na submissão às leis da família está sua perfeita liberdade. Os cristãos aprenderão esta mesma lição: que na obediência à lei de Deus está a sua perfeita liberdade. Review and Herald, 30 de agosto de 1881.

A vontade de Deus é a lei do Céu. Enquanto essa lei foi a regra da vida, toda a família de Deus era santa e feliz. Mas ao ser desobedecida a lei divina, então foram introduzidos a inveja, o ciúme e a luta, e uma parte dos habitantes do Céu caiu. Enquanto a lei de Deus for acatada em nossos lares terrenos, a família será feliz. Review and Herald, 30 de agosto de 1881.

 

A Desobediência Ocasionou a Perda do Éden

É dada integralmente a história da desobediência de Adão e Eva no próprio princípio da história da Terra. Por esse ato de desobediência, nossos primeiros pais perderam o seu belo lar no Éden. E foi uma coisa tão pequena! Temos razões para ser gratos por não ter sido uma questão grande, porque se fosse, ter-se-iam multiplicado os pequenos descuidos da desobediência. Foi a menor prova que Deus podia dar ao santo par, no Éden.

A desobediência e a transgressão sempre são uma grande ofensa a Deus. A infidelidade no mínimo, caso não seja corrigida, logo levará à transgressão no máximo. Não é o grau da desobediência, mas a desobediência em si mesma que é crime. Manuscrito 92, 1899.

 

O Fundamento da Prosperidade Temporal e Espiritual

A prosperidade temporal e espiritual é condicionada à obediência à lei de Deus. Mas nós não lemos a Palavra de Deus e assim não nos familiarizamos com as condições da bênção a todos os que diligentemente ouvem a lei de Deus, e diligentemente a ensinam em sua família. A obediência à Palavra de Deus é a nossa vida, nossa felicidade. Contemplamos um mundo e o vemos gemendo sob a impiedade e violência dos homens que degradaram a lei de Deus. Ele tem retirado a Sua bênção do pomar e da vinha. Não fosse o Seu povo que guarda os mandamentos e que vive sobre a Terra, não reteria Ele os Seus juízos. Estende a Sua misericórdia por causa dos justos, que O amam e O temem. Manuscrito 64, 1899.

Guiar as Crianças no Caminho da Obediência

O sagrado dever de guiar os filhos nos caminhos da estrita obediência repousa sobre os pais. A verdadeira felicidade nesta vida e na futura depende da obediência a um "Assim diz o Senhor". Pais, deixai que a vida de Cristo seja o modelo. Satanás descobrirá todo meio possível para derrubar essa norma elevada de piedade, apresentando-a como demasiado rigorosa. É vosso trabalho inculcar nos filhos, nos seus mais tenros anos, o pensamento de que são formados à imagem de Deus. Cristo veio a este mundo para lhes dar um exemplo vivo do que todos eles deveriam ser, e os pais que pretendem crer na verdade para este tempo devem ensinar os filhos a amar a Deus e obedecer a Sua lei. Esse é o maior e mais importante trabalho que os pais e mães podem fazer. ... É propósito de Deus que até mesmo as crianças e jovens compreendam inteligentemente o que Ele requer, para que possam distinguir entre a justiça e o pecado, entre a obediência e a desobediência. Manuscrito 67, 1909.

 

A Obediência Deve Tornar-se um Deleite

Os pais devem educar os filhos mandamento sobre mandamento, regra sobre regra; um pouco aqui, um pouco ali, não permitindo qualquer desrespeito à santa lei de Deus. Devem confiar no poder divino, pedindo ao Senhor que os ajude a conservar os filhos fiéis Àquele que deu Seu Filho unigênito para reconduzir o desleal e desobediente à lealdade. Deus almeja derramar sobre homens e mulheres as ricas torrentes de Seu amor. Almeja vê-los deleitar-se em fazer a Sua vontade, usando em Seu serviço cada jota das faculdades que lhe foram confiadas, ensinando a todos que entram na esfera de Sua influência que a maneira de ser tratado como justo por amor de Cristo é obedecer à lei. Manuscrito 36, 1900.

 

Ser Ensinado Desde a Infância

A obediência à autoridade paterna deve ser inculcada na infância e cultivada na juventude. Review and Herald, 13 de março de 1894.

Alguns pais pensam que podem deixar os filhinhos seguirem seus próprios caminhos na infância, e então, quando ficarem maiores, argumentarão com eles, mas isso é um engano. Começai no tempo da infância a ensinar a obediência. ... Exigi obediência em vossa escola do lar. Carta 74, 1898.

 

Começar Cedo

Desde os primeiros anos as crianças devem ser ensinadas a obedecer aos pais, a acatar-lhes a palavra e a lhes respeitar a autoridade. Review and Herald, 16 de julho de 1895.

 

Antes que a Razão se Desenvolva

Uma das primeiras lições que a criança precisa aprender é a lição da obediência. Antes que fique bastante idosa para raciocinar, pode ser ensinada a obedecer. Educação, pág. 287.

O trabalho da mãe deve começar com o bebê. Deve subjugar a vontade e o temperamento da criança e trazer sua disposição em sujeição. Ensinai-lhe a obedecer, e, quando a criança ficar mais velha, não afrouxeis a mão. Signs of the Times, 26 de fevereiro de 1880.

 

Antes que a Vontade Própria se Torne Forte

Poucos pais começam suficientemente cedo a ensinar os filhos a obedecer. Geralmente se permite à criança estar dois ou três anos à dianteira dos pais, que se abstêm de discipliná-la, pensando que é nova demais para aprender a obedecer. Mas em todo esse tempo o eu se está tornando cada vez mais forte no pequeno, e cada dia se torna, para os pais, tarefa mais difícil conseguir o controle da criança.

Muito cedo podem as crianças compreender o que com clareza e simplicidade lhes é dito, e por uma orientação bondosa e continuada pode ser ensinado a obedecer. ... Não deve a mãe permitir ao filho ganhar vantagem sobre ela num único caso; e, para manter essa autoridade, não é necessário recorrer a medidas severas; a mão firme, segura, e uma bondade que convence a criança de que a amais, alcançarão o propósito. Mas deixai o egoísmo, a ira e a vontade própria terem seu curso durante os três primeiros anos da vida de uma criança e será difícil fazê-la submeter-se a uma disciplina saudável. Sua disposição se tornou azeda; deleita-se em fazer sua própria vontade. O controle paterno é mal recebido. As tendências más se desenvolvem até que na varonilidade o supremo egoísmo e a falta de domínio próprio a colocam na dependência dos males que correm desenfreadamente em nossa Terra. Pacific Health Journal, abril de 1890.

Nunca se lhes deve permitir (às crianças) mostrar desrespeito para com os pais. Nunca se deve permitir que a obstinação passe sem ser reprimida. O futuro bem-estar da criança requer disciplina bondosa, amável, mas firme. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, pág. 112.

 

A Obediência aos Pais Leva à Obediência a Deus

Os jovens e crianças, que têm pais que oram, são grandemente privilegiados, pois têm oportunidade de conhecer e amar a Deus. Ao respeitarem e prestar obediência aos pais, podem aprender como respeitar e obedecer a seu Pai celestial. Se andarem como filhos da luz, serão bondosos e corteses, amáveis e respeitosos para com os pais, a quem têm visto, e assim estarão melhor habilitados para amar a Deus, a quem não vêem. Se forem fiéis representantes dos pais, praticando a verdade pelo auxílio que lhes é dado por Deus, então por preceito e exemplo reconhecerão o domínio de Deus e O honrarão por uma vida bem ordenada e uma conversa piedosa. The Youth's Instructor, 15 de junho de 1893.

 

Apenas o Obediente Entra no Céu

Que pais e professores impressionem a mente das crianças com o fato de que o Senhor os está provando nesta vida, para ver se Lhe obedecem, com amor e reverência! Os que aqui não forem obedientes a Cristo também não Lhe obedeceriam no mundo por vir. Conselhos Sobre a Escola Sabatina, pág. 79.

Se pais ou filhos forem algum dia recebidos festivamente nas mansões do Alto, sê-lo-ão porque aprenderam neste mundo a obedecer aos mandamentos de Deus. Manuscrito 60, 1903.

 

A Obediência Deve Tornar-se um Hábito

Deve ensinar-se às crianças que suas faculdades lhes foram dadas para honra e glória de Deus. Para tal fim devem aprender a lição da obediência. ... Mediante esforço moderado e persistente deve estabelecer-se este hábito. Assim, em grande parte, podem ser evitados aqueles conflitos posteriores entre a vontade e a autoridade, os quais tanto contribuem para suscitar na mente dos jovens desapego e amargura para com os pais e professores, e tantas vezes resistência a toda a autoridade, humana e divina. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, pág. 110.

 

Não Permitir Argumentos ou Evasivas

Deve ser o primeiro cuidado dos pais estabelecer um bom governo na família. A palavra dos pais de
ve ser lei, excluindo toda argumentação ou evasivas. Desde a infância, as crianças devem ser ensinadas a obedecer irrestritamente aos pais. Pacific Health Journal, janeiro de 1890.

A estrita disciplina pode, às vezes, causar descontentamento, e as crianças desejarão fazer sua própria vontade; contudo, onde elas aprenderam a lição da obediência aos pais, estão mais preparadas para se submeterem aos requisitos de Deus. Portanto, o ensino recebido na infância influencia a experiência religiosa e molda o caráter do homem. Signs of the Times, 26 de fevereiro de 1880.

 

Não Permitir Exceções

Como professores da própria família, os pais devem cuidar de que as leis não sejam desobedecidas. ... Permitindo aos filhos prosseguirem na desobediência, deixam de exercer a devida disciplina. As crianças devem ser levadas ao ponto de submissão e obediência. Não se deve permitir a desobediência. O pecado jaz à porta dos pais que permitem aos filhos desobedecer. ... Os filhos precisam compreender que devem obedecer. Manuscrito 82, 1901.

 

Obediência Imediata e Perfeita

Quando os pais deixam de exigir obediência imediata e perfeita dos filhos, deixam de colocar o devido fundamento do caráter em seus pequeninos. Preparam os filhos para desonrá-los quando forem mais velhos, e trarão tristeza ao seu coração quando se aproximarem da sepultura. Manuscrito 18, 1891.

 

As Exigências Devem Ser Razoáveis

As exigências dos pais sempre devem ser razoáveis; manifestem bondade, não em tola condescendência, mas em uma sábia direção. Ensinem os pais aos filhos com satisfação, sem ralhar nem criticar, procurando unir o coração dos pequenos a eles pelos sedosos laços do amor. Sejam todos, pais e mães, professores, irmãos e irmãs mais velhos, uma força educativa para fortalecer todos os interesses espirituais, e trazer ao lar e à vida escolar uma atmosfera sadia, que auxilie as crianças mais novas a crescerem na doutrina e admoestação do Senhor. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, págs. 158 e 159.

No ensino de nossos próprios filhos, e no dos filhos alheios, temos provado que eles nunca amam menos aos pais e tutores por os restringirem de fazer o mal. Review and Herald, 10 de maio de 1898.

Dar as Razões Para a Obediência

Os filhos devem aprender a obedecer no governo da família. Devem formar caráter simétrico que Deus possa aprovar, mantendo a lei na vida do lar. Os pais cristãos devem educar os filhos a obedecer à lei de Deus. ... As razões dessa obediência e respeito à lei de Deus podem ser inculcadas nos filhos, logo que estes lhe possam compreender a natureza, para que saibam o que devem e o que não devem fazer. Manuscrito 126, 1897.

 

A Palavra dos Pais Deve Ser Lei

Os filhos que estão sob o vosso controle devem ser levados a obedecer-vos. Vossa palavra deve ser sua lei. Review and Herald, 19 de setembro de 1854.

Muitos pais cristãos deixam de ordenar os filhos depois deles e então se admiram de que estes sejam perversos, desobedientes, ingratos e não santificados. Tais pais estão sob a censura de Deus. Têm negligenciado criar os filhos na doutrina e na admoestação do Senhor. Deixaram de ensinar-lhes a primeira lição do cristianismo: "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria." Prov. 9:10. "A estultícia", diz o sábio, "está ligada ao coração do menino." Prov. 22:15. O amor à tolice, o desejo de fazer o mal, a aversão às coisas santas, são algumas das dificuldades que os pais devem enfrentar no campo missionário do lar. ...

Na força de Deus, os pais devem levantar-se e ordenar a sua casa após si. Devem aprender a reprimir o mal com mão firme, mas sem impaciência ou paixão. Não devem deixar a criança a conjeturar o que é direito, mas devem apontar o caminho em termos inconfundíveis e ensinar-lhes a andar nele. Review and Herald, 4 de maio de 1886.

 

A Influência de uma Criança Desobediente

Uma criança desobediente ocasionará grande mal àqueles com quem se associa, pois moldará outras crianças segundo a sua própria norma. Review and Herald, 13 de março de 1894.

 

Condescender com o Pecado

Ensinai vossos filhos a honrar-vos, porque a lei de Deus sobre eles impõe esse dever. Se permitirdes os filhos considerarem levianamente vossa vontade e não dar atenção às leis da casa, estareis condescendendo com o pecado; estareis permitindo o diabo trabalhar como ele quer; e a mesma insubordinação, falta de reverência e amor-próprio serão levados com eles até mesmo para a vida religiosa e a igreja. E o começo de todo este mal é, nos livros do Céu, imputado à negligência dos pais. Review and Herald, 14 de abril de 1885.

 

O Hábito da Obediência é Estabelecido Pela Repetição 

As lições de obediência, de respeito à autoridade, necessitam ser freqüentemente repetidas. Esta espécie de trabalho feito na família será um poder para o bem, e não somente serão as crianças restringidas do mal e constrangidas a amar a Deus e à justiça, mas os próprios pais serão igualmente beneficiados. Esta espécie de trabalho que Deus requer, não pode ser feito sem uma contemplação muito séria de sua parte, e muito estudo da Palavra de Deus, a fim de que possam instruir segundo a Sua direção. Manuscrito 24, 1894.OC 79-88